- Emilio Neto
DEZEMBRO VERMELHO
Aids: número de casos cai 11% no mundo e aumenta 3% no Brasil
Os objetivos da campanha são a desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/aids e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção.
Quanto antes a pessoa descobrir ser portadora do HIV, mais chances de sucesso terá o tratamento. Por outro lado, 260 mil pessoas sabem que têm o vírus mas não estão fazendo o tratamento correspondente. Enquanto no mundo o número de casos caiu 11%, no Brasil houve aumento de 3%. A estimativa é que 827 mil pessoas estão vivendo com o vírus HIV no Brasil.
Outro detalhe que tem chamado a atenção das autoridades sanitárias é o aumento do contagio entre os idosos, onde a taxa chegou a 40%, revelando uma vida sexual mais ativa e sem a proteção necessária desta camada.
A Secretaria de Saúde mantém uma série de ações educativas com o intuito de reduzir tais índices. No entanto, a população mais jovem tem deixado de usar o preservativo em suas relações sexuais. Confira as recomendações abaixo:
Assim pega – Sexo vaginal sem camisinha; – Sexo anal sem camisinha; – Sexo oral sem camisinha; – Uso de seringa por mais de uma pessoa; – Transfusão de sangue contaminado; – Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; – Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
Assim não pega – Sexo desde que se use corretamente a camisinha; – Beijo no rosto ou na boca; – Suor e lágrima; – Picada de inseto; – Aperto de mão ou abraço; – Sabonete/toalha/lençóis; – Talheres/copos; – Assento de ônibus; – Piscina; – Banheiro; – Doação de sangue – Pelo ar
Como receber o tratamento Os Serviços de Assistência Especializada (SAEs) atendem quem precisa de tratamento.
Seja o seu próprio Super-Herói: PROTEJA-SE!!
