Buscar
  • Emilio Neto

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

No Brasil, o dia 27 de novembro é a data escolhida para a campanha de combate ao Câncer em suas mais variadas formas.

Hoje também é lembrado o dia nacional de combate ao câncer de mama no país.


Vale salientar sempre que o autoexame e uma vida equilibrada com exercícios e dieta alimentar, é a melhor prevenção contra qualquer tipo de câncer, que quando diagnosticado precocemente, tem até 90% de chances de cura.


As pesquisas mostram que 1/3 dos casos podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e exercícios físicos.


A OMS informa que a doença é responsável hoje pela 2ª causa de mortes no país, perdendo apenas para doenças cardiovasculares.


Dicas de Prevenção


A prevenção continua sendo o melhor caminho para se evitar o câncer. Confira as recomendações do Fundo Mundial para Pesquisas de Câncer:


1 – Gordura corporal: Mantenha-se no peso ideal para sua altura.

2 – Atividade Física: Mantenha-se fisicamente ativo, por pelo menos 30 minutos todos os dias.

3 – Alimentos e bebidas que promovem o ganho de peso: Evite bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos artificiais) e limite o consumo de alimentos e bebidas de alto valor calórico.

4 – Alimentos de origem vegetal: Coma mais alimentos de origem vegetal, como hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais.

5 – Alimentos de origem animal: Limite o consumo de carnes vermelhas e evite carnes processadas (embutidos em geral).

6 – Bebidas Alcóolicas: Limite o consumo de bebidas alcoólicas. Se for consumi-las, consuma no máximo duas doses ao dia se for homem e a uma dose se for mulher.

7 – Preservação, processamento e preparo: Limite o consumo de alimentos salgados e de comidas industrializadas com sal. Cuidado com cereais e grãos mofados.

8 – Suplementos alimentares: Não use suplementos alimentares para se proteger contra o câncer. Tenha somente a alimentação como objetivo de alcance das necessidades nutricionais.

9 – Amamentação: As mães devem amamentar as crianças até os seis meses.

10 – Sobreviventes do câncer: Siga as recomendações de prevenção do câncer




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo