Buscar
  • Emilio Neto

MÊS DE COMBATE AO ABANDONO DE ANIMAIS

DEZEMBRO VERDE

A cena é conhecida nas estradas brasileiras; um veículo para no acostamento, estaciona e um peludinho saltitante pula para fora cheio de alegria, cheira a mata, levanta a perninha, dá uma coçadinha e quando olha para o lado, vê o carro do “tutor” se distanciando.


Mas desta vez ele fechou a porta sem o chamar, ligou o veículo e acelerou, o cãozinho corre atrás até cansar e decide sentar e esperar a volta, retorno esse que jamais acontecerá.


Essa cena recorrente por incrível que pareça é muito mais constante do que você possa imaginar.


A OMS Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados. Em cidades de grande porte a cada 5 habitantes há um cachorro. Destes, 10% são abandonados.


É garantida pela Constituição Federal de 1988 a proteção da fauna e, na Lei de Crimes Ambientais do Brasil, é considerado crime a prática de “abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”.


Entretanto, as cenas de agressões e abandonos não param no Brasil, dada a eficácia do ser humano em ser insensível à dor dos animais, ou até mesmo a causa animal.


O Vereador Emílio Neto (PT) Canoas, tem defendido também essa pauta, criando inclusive leis que amparam e punem maus tratos na cidade, como o acorrentamento perpétuo de animais (PL 2019), entre outras atrocidades cometidas contra estes seres inocentes e ingênuos à maldade humana.


As denúncias de maus-tratos devem ser realizadas de forma emergencial para a Guarda Municipal no fone 153, em horário comercial para a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) – 0800-510-1234 – ou para a Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente no telefone 51 3236-1800.


O “Dezembro Verde” foi criado para que essas pautas sejam lembradas e para que a população se conscientize de que hoje, maus tratos aos animais, é crime.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo