top of page

Biografia

Emilio Neto

Vereador - Canoas, Rio Grande do Sul

Emílio Millan Neto, 58 anos, filho de Daniel e Santa Millan. Há 28 anos casado com Miriam Luciane, pai do Daniel e da Rebeca. Vereador, Advogado e Pós-Graduado em Direito e Processo Civil. O interesse pelas causas sociais e religiosas o lançaram na vida pública.

Em 1978, começou a atuar como líder na Igreja Adventista do Sétimo dia. Foi Diretor do Clube de Desbravadores por 10 anos.

Em 1985, Foi Presidente do Colegiado de funcionários e Secretário Geral da Faculdade de Educação da UFRGS.

Em 1986, filia-se ao PT e foi Presidente Municipal de 2005-2007 e 2015-2017.

Em 1987, ajuda a organizar a ocupação do Guajuviras, onde mora até hoje. Foi presidente do diretório acadêmico na UniRitter.

Como vereador criou a Comissão dos Direitos humanos, da mulher, da criança, do adolescente, do idoso, da igualdade racial, das pessoas com deficiência, e do bem-estar animal. É membro da Comissão de Constituição e Justiça.

A crença em Deus, a ideologia política e a participação popular são os princípios que continuarão a nortear nosso mandato.

Lei 4.191/1997 - Falta Justificada - Fica justificada a ausência, nas atividades escolares que ocorram no período compreendido entre o pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol de sábado, do estudante que comprovadamente for membro da igreja adventista.

Lei 4.248/1998 - Criação de Cooperativas - Estabelece diretrizes gerais para a criação e funcionamento de cooperativas habitacionais populares no município de Canoas e dá outras providências.

Lei 4.243/1998 - Estágios - Autoriza o executivo a instituir o estágio no âmbito dos órgãos públicos municipais.

Lei 4.317/1998 - Proíbe Bombas de Self-Service em Postos de Gasolina - Proíbe a instalação de bombas de autosserviço (self-service) em todos os postos de abastecimento de combustível, no âmbito do município de Canoas, e dá outras providências.

Lei 4.370/1999 - Linguagem de sinais (Libras) - Reconhece oficialmente no município de Canoas, como meio de comunicação objetiva e de uso corrente, a linguagem gestual codificada na Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS.

Lei 4.423/1999 - Caixas Bancários obrigatórios - Obriga as agências bancárias, no âmbito do município, a colocar à disposição dos usuários, pessoal suficiente no setor de caixa, para que o atendimento seja efetuado em tempo razoável.

Lei 4.353/1999 - Criação do Banco Municipal - Autoriza o executivo municipal a realizar estudos e criar o banco municipal de Canoas – Instituição de crédito destinada a atender micro e pequenos empresários no município.

Lei 4.452/2000 - Circuito fechado de TV - Dispõe sobre a instalação de sistemas de monitoração e gravação eletrônica de imagem através de circuito fechado de televisão em estabelecimentos financeiros e dá outras providências.

Lei 4.672/2002 - Exposição de Horário de Funcionamento - Dispõe sobre a fixação do horário de atendimento ao público nas instituições financeiras do município de Canoas.

Lei 5.387/2009 - Proibição da carne suína nas escolas - Proíbe o uso da carne suína e seus derivados, na merenda escolar servida na rede pública.

Lei 5.535/2010 - Dia do desarmamento infantil - Institui o dia municipal do desarmamento infantil, a ser comemorado anualmente no domingo que antecede o dia da criança.

Lei 5.559/2010 - Guarda volumes - Dispõe sobre a obrigatoriedade da agências bancárias que possuem portas com dispositivos de travamento eletrônico manterem, na área que as antecedem, “guarda-volumes” no âmbito do município de Canoas e dá outras providências.

Lei 6.025/2016 - Dia Municipal do Mais Saúde -  Cria o dia municipal do "Mais Saúde, Menos Sal" e dá outras providências.

Lei 6.346/2020 - Maria da Penha - Dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação, no âmbito do município de canoas, de placas ou cartazes informativos em prédios e condomínios residenciais, com o número da lei Maria da Penha, o número de telefone da delegacia especializada no atendimento à mulher e da brigada militar para denúncias de violência contra a mulher.

Lei 6.624/2023 - Violência contra a mulher  - Cria a Lei do "Protocolo Não é Não" de atendimento à mulher vítima de violência sexual ou assédio em estabelecimentos noturnos, eventos festivos, bares, restaurantes, escolas, universidades ou qualquer outro estabelecimento de reunião de pessoas.
 

  • Fiscalizar as ações do poder público e garantir os direitos fundamentais dos cidadãos.

  • Lutar pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes, bem como contra o racismo ou qualquer ato discriminatório.

  • Criar projetos e atuar no combatam a violência contra a mulher.

  • Incentivar e apoiar os Clubes de Desbravadores e Aventureiros, escoteiros e afins.

  • Fiscalizar a atuação da Corsan junto a comunidade canoense e avaliar através de uma comissão a possibilidade de municipalização desta empresa.

  • Atuar junto ao executivo municipal para realização de uma nova licitação de transporte coletivo, visando a melhoria do serviço.

  • Permanecer de portas abertas sendo a voz daqueles que foram calados.

Trajetória do Vereador Emílio Neto

Leis criadas pelo Vereador Emílo Neto

Propostas 

bottom of page